Quem somos
O Novos Caminhos é resultado da dedicação e do esforço de docentes e de alunas da Universidade Estadual do Maranhão em parceria com o seu Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet). Esse projeto nasceu em meados de 2016, inicialmente vinculado à extensão universitária, tendo em vista seu propósito de ampliação da fronteira acadêmica e de efetiva repercussão social.
O Novos Caminhos pretende se propõe a incentivar a construção de uma educação em direitos voltada à disseminação do acesso à justiça e ao protagonismo dos sujeitos. Com isso, pretende contribuir para superação do estereótipo de que o acesso à justiça se restringe à atuação do Poder Judiciário, bem como difunde a ideia de corresponsabilidade entre os cidadãos e Estado no que se diz respeito à solução dos problemas sociais.
O ponto de partida foi a produção de documentários, incialmente, uma série de cinco episódios, que traduzem, através de uma linguagem simples e acessível, o questionamento que permeia a essência do Novos Caminhos: quais caminhos levam à justiça?
Além dos documentários, elaborou-se também, juntamente à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, uma disciplina eletiva para alunos do ensino médio, que será aplicada nas escolas de tempo integral do Maranhão.
Sobre
O projeto Novos Caminhos tem como cerne o incentivo ao protagonismo social através do uso de tecnologias da informação para que o acesso à justiça se efetive. Inicialmente foi pensado como projeto de extensão e ao longo de dois anos tem sido desenvolvido e ampliado por alunos e professores da Universidade Estadual do Maranhão.
Tem como fruto imediato a produção do documentário autoral “Quais os caminhos que levam à justiça?” , integralmente produzido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, por estudantes, militantes sociais e estudiosos com atuação no Estado e também contou com a participação do artista maranhense Zeca Baleiro, que conduziu a narração do documentário.
A segunda etapa do projeto será materializada em uma disciplina eletiva para alunos de ensino médio em Escola Integral do Estado.
Idealizada pela equipe do Novos Caminhos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a disciplina será aplicada com o intuito de ampliar o debate sobre acesso à justiça e acesso à educação.
O projeto conta com a orientação dos professores Jean Carlos Nunes Pereira e Yuri Costa e oito alunas do curso de Direito da UEMA.